Manutenção Preventiva em ECFs
A manutenção preventiva de impressoras quase sempre evita problemas antes que eles ocorram. Use periodicamente esta solução para manter sua impressora em excelente estado.
É realizada através de um processo constituído de três etapas: limpeza, lubrificação e regulagem:
- Limpeza - é a primeira etapa de uma manutenção preventiva. Para que possa ser realizada uma limpeza de forma precisa
a impressora é completamente desmontada, as suas peças são removidas para que possam ser lavadas separadamente, evitando
assim que algumas partes fiquem limpas e outras não.
- Lubrificação - é a segunda etapa da manutenção preventiva. Após ter feito uma lavagem completa da impressora o próximo
passo é remontá-la, lubrificando todas as partes necessárias. Para que haja uma lubrificação adequada utilizamos
lubrificantes da mais alta qualidade, desenvolvidos especialmente para impressoras, pois outros tipos de lubrificantes
são aderentes à poeira e não é aconselhável a utilização em impressoras.
- Regulagem - A regulagem é a terceira e última etapa da manutenção preventiva. Depois de lubrificada a impressora precisa ser regulada, uma vez que suas peças vão se afastando com o passar do tempo.
A manutenção preventiva em impressoras é muito mais que mantê-la limpa.
Consiste em prolongar seu tempo de vida útil. Quando se trata de manutenção preventiva não pensamos somente em engrenagens, películas e canhão laser, mas também na economia gerada pela prevenção, evitando-se danos de grandes proporções.
No processo da manutenção preventiva observa-se a existência de pequenos danos, que são eliminados antes de se propagarem. Outro fator importante é a segurança que se tem quando se pratica a manutenção preventiva.
Ter uma impressora bem cuidada significa ter uma impressora de confiança, com pouco risco de danificar-se e impossibilitar a realização das tarefas diárias.